Sorriso Up-to-Date

Instituto Brugnera Zanin é sinônimo de novas técnicas, inovação tecnológica, profundo conhecimento científico, atendimento humanizado, qualidade superior de tratamento indolor e de rápida execução, com resultados estéticos e funcionais primorosos. Todos os procedimentos serem avaliados e executados pelos renomados cirurgiões-dentistas Profs. Drs. Aldo Brugnera e Fátima Zanin e sua equipe multidisciplinar de especialistas capacitados.

Por Regina Nascimento

A maioria dos pacientes do Instituto Brugnera/Zanin são empresários, profissionais liberais, executivos e pessoas bem sucedidas de bom gosto, hábitos finos, inteligentes, com elevado nível de escolaridade e conhecimentos, preocupados com a aparência e o sucesso profissional e social que fazem questão de qualidade, conforto e de estar sempre com a boca saudável. Para atender a essas exigências e manter o sorriso Up-to-Date, eles contam com a
habilidade, competência, técnica, requinte, sensibilidade artística e humana dos cirurgiões-dentistas Aldo Brugnera e Fátima Zanin, criadores de alguns protocolos de Reabilitação Oral mundialmente conhecidos. A seguir, os mestres falam sobre a importância do tratamento bucal atualizado.

Por que um número expressivo de empresários é suscetível a desenvolver problemas bucais?

Esse fenômeno é cada vez mais notório nos consultórios dentários e ocorre com quase todos os profissionais que são expostos a um alto nível de tensão e estresse, independentemente de serem empresários ou não. A boca é naturalmente um órgão de liberação de energia. Os principais sintomas são desgaste e perda precoce dos dentes, problemas gengivais, de sensibilidade e distúrbios da articulação temporomandibular ATM. Eventos que prejudicam a estética, a mastigação e a saúde.

O que é aconselhável se fazer para prevenir e corrigir esses problemas?

A prevenção é a ordem do dia. Visitas periódicas ao dentista e perfeita higiene bucal devem fazer parte dos hábitos de vida, pois esse comportamento é capaz de evitar ou protelar o desgaste dentário, que inevitavelmente irá ocorrer à medida que a pessoa envelhece. Dispomos de técnicas e todos os recursos tecnológicos para prevenir e tratar desde os mais simples até os mais complexos problemas dentários. A função dos dentes não é apenas mastigatória, eles funcionam também como uma estrutura rígida que ajuda a suportar a musculatura facial e, quando essa altura é diminuída pelo desgaste, falhas dentais ou mau posicionamento, o músculo sofre conseqüências. Um dos sintomas visíveis é o envelhecimento precoce da face. Um diagnóstico preciso acusa o que realmente está acontecendo e direciona o tratamento. Se o paciente apresenta dores, utilizam-se os lasers terapêuticos para alivio imediato. Quando a disfunção é simples, usam-se placas ortopédicas miorrelaxantes sobre os dentes, o que ameniza o impacto dos movimentos repetitivos (bruxismo). Casos mais avançados pedem pela recuperação da altura dental, com um trabalho de reconstrução das pontas dos dentes, em resina ou porcelana.

Quais as novas conquistas da dentistica utilizadas e o resultado esperado?

Bem, refazer as pontas dos dentes é fundamental para alcançar a altura perdida. Além dessa reconstrução, há pacientes em que o tratamento deve ser acompanhado também com auxilio de aparelhos ortodônticos ou ortopédicos, para re-posicionar os dentes desalinhados, proteger e manter o sistema neuromuscular equilibrado. O tratamento garante uma nova estética facial rejuvenescida e perfeita mastigação. Modernos recursos utilizados pela Dentística (estética, função, cor, prevenção e tratamento de cáries) permitem realizar procedimentos muito naturais, respeitando a estrutura do dente. Por exemplo, se o paciente apresenta limitação no clareamento consegue-se obter a cor que ele deseja. Nesse trabalho, é feito o re-contorno dental com uma nova tonalidade em camadas – como se fosse uma pintura – sem que haja necessidade de fazer o desgaste dental. Os materiais estéticos, tanto de resina como a porcelana, têm evoluído muito oferecendo resultado estético e funcional perfeitos.

Com esse processo, além da cor, podem ser executadas pequenas correções na finalização dos tratamentos ortodônticos, fechamento de diastemas (espaço entre os dentes), recuperação da guia canina e da dimensão vertical. O aumento da altura dentes devolve a estrutura dos músculos flácidos da face flácidos promovendo o rejuvenescimento do rosto. É tão fantástico esse trabalho que preferimos aplicá-lo, pois o re-contorno levanta a linha do sorriso sem precisar desgastar os dentes, o que ocorre na aplicação de facetas convencionais. Como trabalhamos com os lasers para melhorar a adesão conseguimos utilizar camadas mínimas, as quais modificam a tonalidade ou o formato. Dispensamos o uso de anestesia na maioria dos casos (80 a 90%) de re-contorno estético e remoção de cáries. Com o laser CO2 pode-se fazer a cirurgia plástica gengival. Também é possível aumentar o tamanho dos dentes com método que não utiliza pontos e nem cimento cirúrgico. Este laser promove resultado rápido e efetivo, devolvendo o paciente a seu convívio social imediato. Inclusive se houver necessidade de fazer
alguma moldagem, essa é feita na mesma hora.

O Instituto Brugnera Zanin tem destaque internacional também com protocolos de Reabilitação Oral com próteses confeccionadas com absoluta precisão e naturalidade. Qual a inovação aplicada?

Como especialistas e mestres em prótese dental trabalhamos na parte de Reabilitação Oral Estética e Funcional com próteses convencionais e sobre implantes. Dentro da parte estética, a maior preocupação é para que a prótese não deixe pequenas retrações na gengiva e apareça uma linha escurecida devido ao metal utilizado. Por isso, substituímos o metal por materiais cerâmicos, há alguns anos. Mas havia o inconveniente do custo ser mais elevado, porque no metal free há necessidade de mandar fazer na Europa, procedimento seguido por todos os cirurgiões-dentistas brasileiros. Felizmente, hoje temos o Sistema Lava da 3M que, em parceria realizada com o Laboratório Calazans, permite que a gente trabalhe fazendo os "copies" simultaneamente, até de vários elementos sem soltar. O método é indicado para a confecção em zircônia de coroas, pontes, próteses fixas e abutments. O Sistema Lava antecipa e facilita o tempo de trabalho com custo reduzido. Apresenta excelente adaptação, alta durabilidade, resistência e espessura mínima de zircônio para ficar com translucidez, dando efeito muito natural ao dente, leveza e facilidade de higienização. As próteses são feitas em 48 horas. A finalização do trabalho é realizada no próprio Instituto, personalizando os efeitos estéticos com a supervisão inclusive do paciente, que tem oportunidade de escolher a cor dos dentes sonhados. Outro diferencial é a técnica de cimentação, associada com laser Erbium YAG. O processo aumenta a resistência em três vezes. Este trabalho vem sendo utilizado desde 1999, quando nossa equipe publicou nos EUA um artigo sobre o assunto mostrando a eficácia do laser com cimentos resinosos e dentina.

Os implantes dentários já são realidade estabelecida. Parte dessa consagração está nas técnicas modernas que estão sendo aplicadas. Podemos dizer que o sucesso da nova dentição está integralmente associado à confecção da prótese?

Estudo tomográfico digital garante um porcentual de indicação correta dos implantes e próteses imediatas. Quem já não teve o dissabor da frustração de cirurgia de carga imediata e ser informado que não tem condições para esse método? Temos grande experiência em implantes de carga imediata e implantes em pacientes com grande perda óssea. Fazemos profundo estudo preliminar que dá a direção correta do procedimento a ser escolhido. Os protocolos atestam 100% de sucesso em todos os casos. Normalmente 48 horas após a cirurgia, as próteses definitivas são colocadas e o trabalho finalizado. Por exemplo, o paciente pode escolher operar na sexta-feira e colocar as próteses definitivas na segunda. Antes de indicar o tratamento são solicitados exames para verificar as condições de saúde da pessoa, reavaliar os riscos dos dentes com infecção ou não, estado da gengiva local e parte óssea. O procedimento só é iniciado, quando tudo foi checado.

Além dos tratamentos mencionados, o Instituto Brugnera Zanin é respeitado pelo pioneirismo, inovações tecnológicas, conhecimento científico e atendimento humanizado aplicados.

Responda a nossa curiosidade?

A aplicação do laser em tratamentos odontológicos torna os procedimentos finais rápidos, eficazes, indolores e confortáveis. Atualmente temos laser para cirurgias de tecido mole, remoção da cárie dental, diagnóstico de cáries cultas e desmineralização dental, terapia foto-dinâmica (descontaminação de bactérias) e lasers de baixa potência ou terapêuticos, com a finalidade de promover analgesia, ação antiinflamatória e cicatrizante. O clareamento dental com aser e LEDs é outra área de grande experiência e resultados. A efetividade dos novos conceitos e novas tecnologias aliadas a um atendimento humanizado, preocupado em destacar primordialmente o bem-estar, o desejo e satisfação do paciente, fazem parte de nosso cardápio de sucessos há quase vinte anos e continuam desafiando e estimulando nosso trabalho e de nossos parceiros. O Instituto Brugnera Zanin conta com uma equipe multidisciplinar de especialistas categorizados nas diversas áreas da Odontologia Estética e Funcional.

(DEPOIMENTO DE PACIENTE)

"Deixar o sorriso mais rejuvenescido é um sonho que venho acalentando há algum tempo. Conversando com a doutora Fátima Zanin ela me explicou que é possível fazer restaurações, corrigir o tamanho dos dentes e deixar o sorriso branco sem precisar desgastar os dentes como ocorre quando colocamos facetas convencionais. É um verdadeiro trabalho de artesão que exige conhecimento técnico, artístico, tempo e paciência. Com a utilização do laser ela consegue colocar sobre os dentes camadas mínimas de resina que modificam a tonalidade, corrigem os defeitos e o formato deixando os dentes brancos e lindos. Como optei por um sorriso homogeneamente bem branco, vou restaurar com este método todos os dentes visíveis. Já fiz oito e o resultado é surpreendentemente maravilhoso. Estou satisfeitíssima e recomendo", afirma a paciente M.Tereza Cordts.

Instituto Brugnera Zanin
Rua Groelandia, 183 – Jardim Paulista
Tel. (11) 3887 4327 / 3885 4636
www.institutobrugnerazanin.com.br

Sem comentários ainda.

Deixe um comentário